quinta-feira, 21 de julho de 2011

Evasão.

Faz parte da índole do ser humano buscar a verdade, ou omitr, ou esclarecer, ou torná-la sutil. Uma mânia de manipular e controlar tudo em que está a sua volta para que, se algo sair da medida, a verdadeira causa motora não seja suplantada. Um caráter, muitas vezes, opressor. O problema na busca pela verdade é o fato de que quem faz uso deste comportamento age de maneira coercitiva, ofuscando a liberdade. Em um relacionamento, por exemplo na busca por uma verdade que talvez nem axista, muitos casais destruiram a convivência romântica.


Há também o ato da omissão de tal fato verdadeiro que também causa rompimentos amorosos (incluo amizades nesse). Por medo ou por qualquer outro tipo de sentimento a omissão acaba servindo como um remédio ao desespero por não mogoar a outrem.


Esclarecer, acredito que é o mais difícil por justamente incluir os assuntos anteriores. Perder-se a liberdade por você ter que expor tal verácidade e inclue o medo que oprime o seu senso de sinceridade.


E por fim, a sutileza que a verdade deve ser despejada para causar menos danos possíveis ao ouvinte. De uma forma branda, agradável e simples talvez torne a verdade mais fácil de ser aceita. Será?


As pessoas clamam para que outras depositem a mais (sincera) verdade existente, nas amizades, no ciclo familiar, no relacionamento amoroso, no emprego entre outros áreas em que mereça o choque da realidade. Clamam para que a proposição seja tão evidente que não precise ser demonstrada, sim claro, pois quando a proposição é expilida, algo de "mentira" é lançado. As pessoas não tem medo da realidade externa e sim da interna que permanece trancada até que um "alguém" venha ao seu resgaste.


A insegurança por desconhecer a si mesmo é transferida a outrem, como em um relacionamento onde a cobraça para que o companheiro(a) seja responsável, que não tenha liberdade com outros somente com o/a tal, é o reflexo de que quem prende por insegurança não consegue libertar a si de suas prisões. Essa é uma verdade que muitos não querem ouvir(ler) mesmo seja parte do ser humano cobrar autenticidades.


Cobra-se muito dos outros e pouco de si. Será que verdades são reveladas na frente do espelho onde a criatura mais tenebrosa encontra-se desarmada?










Obs: Disse tudo isso para deixar claro que sinceridade começa no momento em que o monstro é derrubado por si mesmo. A partir disso todas a proposições poderão ser encaradas como verídicas, honestas e livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário